quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sete

A estrada de Benfica, a minha estrada de Benfica, a minha rua. Sempre gostei do que é meu, e são poucos os sítios onde me imagino a morar e viver sem ser esta peculiar rua. Conhecida por muitos a rua mais comprida de Lisboa, possivelmente de Portugal, é este um recanto onde encontro a minha paz e a minha pequena confusão, confusão essa que me faz muita falta. Gosto do campo? Adoro. Amo a cidade? Amo. Esta rua, onde vivo desde que nasci, consegue magicamente juntar o bom do campo e o bom da cidade. Aqui encontro satisfação a necessidades diárias, mensais ou anuais. Tenho uma mercearia a vinte passos da minha casa, com duas pessoas experientes nos ramos da agricultura, o Sr.José e a menina Adélia, um casal que me conhecem desde tenra idade. Um pequeno mundo de compras e de confiança, mesmo aqui. Uma barbearia que apesar de algumas obras mantém um espírito de outros tempos, onde guarda clientes habituais. Cafés também não faltam assim como uma boa padaria. Duas papelarias. Estou perto de toda a Lisboa. Nem sequer preciso de carro. Adoro andar (e adoro correr), e facilmente chego a centros comerciais onde também existem um inúmero leque de ofertas para comprar ou passar o tempo. Tenho uma linha de transportes, que razoavelmente bem satisfaz as minhas necessidades (a paragem de autocarro está literalmente à porta da minha casa). Esta é a minha rua, a minha rua lisboeta, a minha parte preferida e única da grande Lisboa. Uma rua calma, com pessoas, na sua conta certa, comércio, carros e transportes públicos, boas escolas, o meu canto.
Sempre que posso, adoro ter o prazer de mostrar às pessoas que gosto este recanto, bonito, cativante, que me recebe desde 1987. Estrada de Benfica, a minha rua. Uma das variantes que me moldou.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este é o mesmo Diogo que aqui desabafava em 2008, embora diferente e mais conhecedor da vida, mas o mesmo.

abraço (como éramos mais felizes, quando sabíamos menos sobre a vida)

Fred

Joana disse...

Um retrato bonito e real da nossa antiga rua :). Parece mesmo que não falta nada, não é?
É mesmo bom como consegues criar estas imagens tão facilmente acessíveis e belas através da tua escrita. **